Apesar desse papel fundamental, muitas organizações se perdem e tem dificuldades em realizar uma boa gestão de manutenção. O resultado é um trabalho de apagar incêndios, não realizando manutenções preditivas e preventivas, somente as corretivas que gastam muitos recursos. A ALAVANCA ANDAIMES E MÁQUINAS tem como premissa utilização de peças originais e execução de serviços de qualidade. Para isso investir em capacitação de pessoal e trabalhar os melhores fornecedores é um desafio de rotina. Para nossos clientes somos geradores de soluções e não de problemas.
A manutenção é de extrema importância para qualquer empresa, pois seu principal objetivo é manter a disponibilidade dos equipamentos, gerenciar os recursos e eliminar os defeitos das máquinas para manter o mesmo padrão de qualidade dos produtos.
A ALAVANCA investe em gestão estratégica de manutenção para conseguir identificar as formas de otimizar o uso dos equipamentos e os eliminar os riscos. Neste contexto, vamos saber da importância de uma boa gestão de manutenção para qualidade.
Uma boa gestão faz a diferença!
A gestão de manutenção é um dos principais aspectos que influência no crescimento de uma empresa, devendo ser uma prática constante.
É de extrema importância para manter um mesmo padrão de qualidade, pois caso o equipamento quebre ou apresente defeitos não permitirá que o produto seja fabricado com a mesma qualidade se fosse produzido em um equipamento em perfeito estado de operação.
Outro problema quando uma empresa não investe em gestão de manutenção é a interrupção do processo gerando uma série de problemas que poderiam ser evitados caso tivesse sido realizado manutenção.
Algumas empresas entende que produzir a qualquer custo aumenta seus rendimentos. Pensamento errado! É um erro uma empresa não investir em manutenção. Não realizando manutenções constantes para melhorar o desempenho do seu equipamento.
Quantas organizações veem seu resultado despencando e o número de reclamações de clientes aumentando simplesmente por que não querem parar um equipamento por algum curto período de tempo para trocar peças importantes ou fazer uma limpeza?
O custo da falta de gestão pode ser um dia de produção, a perda de matéria prima, ou até mesmo o sucateamento do equipamento. Além disso, tem o desgaste da equipe que sob pressão acabam não seguindo requisitos mínimos de segurança colocando a própria vida em risco para disponibilizar as máquinas para uso.
A gestão de manutenção evita uma série de problemas, tais como:
- Reclamações e perda de confiança dos clientes que não serão atendidos no prazo especificado e qualidade esperada;
- Lucros que deixam de ser obtidas;
- custos de reparos dos equipamentos;
- Insatisfação e/ou perda de clientes;
- aumento nos índices de acidentes de trabalho, entre outros.
A empresa deve estabelecer um cronograma de manutenções de forma que não prejudique a produção.
Através dessa manutenção é possível prevenir, diminuir o risco de acidentes que afetem tanto os trabalhadores quanto o meio ambiente (exemplos: derrames, rompimento de barreiras de contenção, etc.), impedir possíveis perdas de produção e evitar que o equipamento afete a qualidade do produto.