As atividades de trabalho em altura, fundamentalmente utilizam-se Andaimes

Estes versáteis equipamentos substituíram os modelos arcaicos como por exemplo, utilização de madeiras. As Normas Regulamentadoras determina sua obrigatoriedade para a maioria das construções.

Saber a respeito é necessidade elementar, então vamos conhecer um pouco.

Andaimes Fachadeiro:

Andaime fachadeiro é composto por partes modulares tais como, quadros horizontais e verticais, placa de base, travessa diagonal (com travamento em X), guarda-corpo, tela, sapatas e escada. Esse tipo de andaime permite a montagem de vários níveis independentes, com livre acesso à área de trabalho para materiais e pessoas. Possui menor dimensão que o modelo tubular, sendo indicado para locais mais estreitos. Recomenda-se o usos de andaimes fachadeiros para serviços de manutenção, reforma, construção, revestimento e pintura de fachadas, tanto em prédios quanto indústrias.

Andaimes suspensos manuais ou elétricos(ou balancim):

São plataformas suspensas, apoiadas por vigas metálica ou de madeira, e suportadas por cabos de aço que se movimentam para cima e para baixo com o auxílio de guinchos elétricos ou sistema de manivelas. Estão disponíveis no mercado em modelos duplos e para cargas leves e pesadas, sendo ajustáveis a diferentes padrões e tamanhos de obras. São indicados para serviços de reparo, limpeza, revestimento externo, emboço – que é a primeira camada de cal ou argamassa assentada na parede, que serve para a regularização da superfície e base para o reboco, além de proteger contra infiltrações – aplicação de pastilhas, mármores e cerâmicas, e outros serviços de pedreiro em geral.  É um equipamento que permite grande mobilidade, segurança e produtividade.

Cadeira Suspensa:

É uma cadeira anatômica suspensa e presa a um cabo de aço e comandada por manivela ou guincho. Utilizada em locais onde não é possível a montagem de outros tipos de andaimes, serve para a realização de trabalhos de pintura, limpeza de fachada ou para serviços em locais fechados e com pouco espaço, como silos, poços e chaminés.

Andaimes tubulares:

Andaime Tubular Estruturas montadas de duas em duas, esse modelo de andaime forma torres que podem ser apoiadas sobre bases fixas ou rodas, sendo facilmente adaptados para pequenos ou grandes espaços e a outras  necessidades do canteiro de obras. Fabricados em aço, possuem maior durabilidade e encaixes simples e firmes, que dispensam ferramentas específicas para montagem. Podem ser usados com diversos acessórios, entre eles: sapatas fixas e reguláveis, piso metálico e rodapé (substituindo as tábuas), rodas de PU, escadas, carretilhas, braçadeiras fixas e giratórias etc. É o modelo de andaime mais utilizado e indicado para diversos tipos de obras, sendo recorrente em serviços que vão desde a colocação de parede à manutenção e limpeza.

Artigo anterior

Manual Aparalixo

Próximo artigo

O BRASIL PRECISA CONSTRUIR 1.2 MILHÕES DE MORADIAS POR ANO