A ALAVANCA ANDAIMES E MÁQUINAS além do seu parque de máquinas, se especializou em diversos tipos de andaimes. Cada um atende um tipo de obra, ou uma demanda específica. Essas variedades têm por propósito equalizar o custo da obra e promover dinamismo e segurança. Porém não é só o equipamento em si, ter uma equipe de consultoria e um departamento de engenharia é de fundamental importância.

Escolher o andaime apropriado, de acordo com às características do trabalho a ser desenvolvido e terreno, é fundamental para evitar acidentes. Os modelos mais comuns de andaimes são: fachadeiro, móvel, em balanço, suspenso, cadeira suspensa, tubular e multidirecional. Conheça os tipos de andaimes disponíveis e veja qual é o ideal para cada função em sua obra!

 

Andaimes fachadeiro

Fachadeiro é composto por partes modulares tais como, quadros horizontais e verticais, placa de base, travessa diagonal (com travamento em X), guarda-corpo, tela, sapatas e escada. Esse tipo de andaime permite a montagem de vários níveis independentes, com livre acesso à área de trabalho para materiais e pessoas. Possui menor dimensão que o modelo tubular, sendo indicado para locais mais estreitos. Recomenda-se o uso de andaimes fachadeiro para serviços de manutenção, reforma, construção, revestimento e pintura de fachadas, tanto em prédios quanto indústrias.

Andaimes Móveis

São estruturas metálicas, semelhantes ao fachadeiro, mas com o diferencial de estarem apoiados sobre rodas, que facilitam em sua mobilidade. Fáceis de montar, são recomendados para superfícies planas e serviços de instalação e acabamento. E lembre-se, nunca mova esse tipo de andaime com a presença de materiais ou pessoas sobre ele!

Andaimes suspensos (ou balancim)

São plataformas suspensas, apoiadas por vigas metálica ou de madeira, e suportadas por cabos de aço que se movimentam para cima e para baixo com o auxílio de guinchos elétricos ou sistema de manivelas. Estão disponíveis no mercado em modelos duplos e para cargas leves e pesadas, sendo ajustáveis a diferentes padrões e tamanhos de obras. São indicados para serviços de reparo, limpeza, revestimento externo, emboço – que é a primeira camada de cal ou argamassa assentada na parede, que serve para a regularização da superfície e base para o reboco, além de proteger contra infiltrações – aplicação de pastilhas, mármores e cerâmicas, e outros serviços de pedreiro em geral.  É um equipamento que permite grande mobilidade, segurança e produtividade.

Cadeira Suspensa

É uma cadeira anatômica suspensa e presa a um cabo de aço e comandada por manivela ou guincho. Utilizada em locais onde não é possível a montagem de outros tipos de andaimes, serve para a realização de trabalhos de pintura, limpeza de fachada ou para serviços em locais fechados e com pouco espaço, como silos, poços e chaminés.

Andaimes tubulares

São montadas de duas em duas, esse modelo de andaime forma torres que podem ser apoiadas sobre bases fixas ou rodas, sendo facilmente adaptados para pequenos ou grandes espaços e a outras  necessidades do canteiro de obras. Possuem maior durabilidade e encaixes simples e firmes, que dispensam ferramentas específicas para montagem. Podem ser usados com diversos acessórios, entre eles: sapatas fixas e reguláveis, piso metálico e rodapé (substituindo as tábuas), rodas, escadas. É o modelo de andaime mais utilizado e indicado para diversos tipos de obras, sendo recorrente em serviços que vão desde a colocação de parede à manutenção e limpeza.

Andaime Multidirecional

Composto de tubos e abraçadeiras. Este andaime é o mais versátil de todos, podendo cumprir várias tarefas na obra, desde montado como escada até estruturas em balanço. Para o fornecimento deste tipo de andaime é necessário projeto é uma equipe técnica especializada.

Nunca deixe de observar as Normas Regulamentadoras bem como a utilização correta dos EPIs.