Importância

Um dos equipamentos mais importantes na construção civil é o elevador para movimentação de carga e pessoal.  O elevador é um produto obrigatório segundo a Norma Regulamentadora 18. Sempre utilizado a partir da 5ª laje, tem por finalidade, oferecer dinâmica, segurança e produtividade na construção. O elevador de cremalheira veio a substituir os elevadores a cabo em razão das tecnologias nele embarcada. Os dispositivos de segurança,  simplicidade e modernidade nele inserida garantem aos trabalhadores e ao construtor otimização e qualidade na execução das atividades.

Expertise

A ALAVANCA ANDAIMES E MÁQUINAS, possui uma equipe especializada na oferta desse produto. Importante ressaltar que não é somente a locação em si, mas orientações como construção da base, forma de ancoragem, layout, logística. E para isso, nosso atendimento in loco juntamente com o departamento de engenharia, garantem ao locador a melhor a melhor configuração de instalação.

Função

Muito utilizado em obras de construção civil e na indústria, o elevador cremalheira é uma máquina de transporte vertical que funciona por meio da movimentação de engrenagens, que são acionadas por um moto freio de velocidade. A movimentação dessa estrutura garante uma grande força motriz do elevador, fazendo com que ele seja ideal para cargas maiores. Por isso, sua instalação tornou-se um diferencial nas obras de construção, garantindo que ferramentas e materiais possam ser levados com segurança e eficiência.

Com esse tipo de elevador, é possível transportar cargas pesadas em alta velocidade – o sistema utilizado permite que sejam percorridos até 40 metros por minuto. Para que sua obra conte com os melhores equipamentos.

Função do sistema de elevador Pinhão

O sistema utilizado nesse tipo de elevador é amplamente empregado em equipamentos mecânicos e que trabalham com velocidades maiores. Nele, uma estrutura dentada e circular – denominada de pinhão – faz movimentos rotativos sobre uma superfície com pinos simétricos, chamada de cremalheira. Quando isso ocorre, todo o sistema do elevador é acionado, permitindo que ele se movimente.

As peças utilizadas no elevador de sistema de pinhão e cremalheira são simples e de fácil montagem, podendo também ser facilmente transportadas graças ao seu tamanho compacto e peso reduzido. No caso de uma obra, os elevadores podem ser instalados tanto na fachada da construção quanto no poço do elevador que será colocado de forma definitiva no prédio.

Vantagens

O elevador cremalheira tem um custo baixo de instalação. No caso de uma obra, em que o elevador possui um caráter provisório, o investimento em um sistema de cremalheira é extremamente vantajoso, já que confere praticidade durante o processo de construção ao mesmo tempo que demanda um valor baixo.

Além disso, a capacidade do elevador com sistema de pinhão e cremalheira é extremamente vantajosa. Como o equipamento emprega uma tecnologia de contrapeso, que faz o balanceamento entre a carga transportada e a estrutura motora, o elevador pode carregar até 2.000 kgf. Dessa maneira, os materiais de construção podem ser carregados com segurança e garantia de que a estrutura de transporte é eficiente em relação ao peso.