Um dos locais mais perigosos para acidentes por choque elétrico é o canteiro de obras. Segundo relatório da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), entre 2013 e 2020, 446 profissionais da construção civil (pedreiros e ajudantes) perderam suas vidas em acidentes dessa natureza.

Isso acontece porque muitas construções não atendem aos requisitos mínimos de segurança estipulados pelas normas vigentes no Brasil. São as famosas “gambiarras” que colocam em risco a vida desses profissionais, seja por um conformismo do tipo “isso nunca vai acontecer comigo” ou mesmo por economia com equipamentos de segurança.

A principal delas é a utilização de um quadro de tomadas para canteiros de obras. Ele fornece a segurança necessária para que os profissionais possam trabalhar com tranquilidade, pois é feito dentro das normas de segurança estabelecidas pela lei e possui dispositivos que evitam a grande maioria dos tipos de acidentes.

Estes painéis têm a proteção feita por disjuntores que “desarmam” a qualquer indício de sobrecarga ou curto-circuito. Ainda, eles podem ter o acréscimo de mais dispositivos que aumentam a segurança, como o DR (Diferencial Residual) e o DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos), que conduzem ao sistema de aterramento surtos causados por sobretensões.

A ALAVANCA ANDAIMES E MÁQUINAS, orienta seus clientes quanto a montagem de andaimes próximos a redes de energia bem como a utilização de equipamentos elétricos. Nossos profissionais são treinados e certificados pelas Normas Regulamentadoras 10, 12 e 18. Fazemos parte dessa importante cadeia portanto nos sentimos responsáveis. Nossa premissa será sempre o cuidado com vidas tendo com alicerce as NRr.