Quando alugar equipamentos para construção é importante observar alguns cuidados básicos para que sua obra não sofra intempéries.

A utilização dessas máquinas se tornou um hábito muito comum, tanto no ambiente de trabalho quanto em casa. O uso delas possibilita a realização de inúmeras atividades com rapidez e eficiência.

Mas existe uma questão muito importante que deve ser levada em consideração durante a utilização de ferramentas elétricas: a segurança! Infelizmente, muitos acidentes acontecem diariamente com esse tipo de ferramenta.

1– Use os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)

A utilização de EPI’s é uma questão muito abordada dentro das empresas. Quem nunca levou uma chamada de atenção do Técnico de Segurança do Trabalho por não estar utilizando o EPI corretamente? Muitos acidentes acontecem pelo não uso desses equipamentos, são eles: calçados de segurança, óculos de proteção, luvas, capacetes e uma infinidade de equipamentos capazes de neutralizar o risco de acidentes. É muito comum pessoas utilizarem os EPI’s no trabalho, mas em casa acabam deixando de lado. É necessário que haja uma conscientização para que esses equipamentos sejam utilizados também nas residências.

2– Leia atentamente o manual de instruções

Ler o manual de instruções pode ser considerado um tabu para muitas pessoas, a ansiedade para a utilização do novo equipamento leva muitos a não dar a devida importância para o manual. Nesse documento, pode-se encontrar informações importantíssimas como a utilização correta da ferramenta, a voltagem, cuidados a serem tomados e outras orientações para o bom uso, guarda e conservação da ferramenta.

3– Não carregue ferramentas elétricas pelo cabo

Essa informação pode parecer óbvia, mas por incrível que pareça, ainda existem pessoas que cometem essa façanha. Muitos utilizam o cabo para subir ou descer a ferramenta de lugares mais altos.

Essa prática, além de diminuir a vida útil da ferramenta, pode desgastar o fio e provocar graves acidentes. É importante que os cabos sejam inspecionados com frequência, pois um cabo com emendas pode ocasionar curtos circuitos e até choques elétricos.

4– Escolha a ferramenta elétrica adequada para cada serviço

Procure utilizar a ferramenta certa para cada tipo de atividade. Por muitas vezes, deparamo-nos com serviços que nos levam a pensar: “se eu tivesse aquela ferramenta” e em seguida, “já que não tenho aquela, uso essa mesmo”. Esse tipo de atitude, além de danificar as ferramentas, podem gerar um acidente, pois se a ferramenta não foi projetada para um determinado serviço, não se pode ter garantia de segurança e nem de qualidade.

5– Evite o uso de roupas folgadas e demais adornos

Deve ser evitada utilização de roupas folgadas e outros adornos como: brincos, anéis e correntes, pois esse procedimento pode atrapalhar na operação com ferramentas elétricas. É possível que um desses adornos se enrosque no motor da ferramenta e cause danos irreparáveis para a sua vida.

Muitos acidentes do trabalho e também domésticos acontecem por esse motivo. Como diria o ditado: “O seguro morreu de velho”!

Ao seguir algumas dicas simples, você pode trazer mais segurança na hora de realizar serviços domésticos com ferramentas elétricas e também poderá proporcionar às suas ferramentas maior durabilidade e conservação.

Fale com o nosso time, a ALAVANCA ANDAIMES E MÁQUINAS está pronta para orientar qual a melhor máquina e a forma correta de utilizá-los.